Feche todos os anuncios para assistir.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

0

Super Campeões - 46 Episódios (Coleção Completa), Qualidade Boa, Dublado - 3 DVD´s

Super Campeões (Captain Tsubasa), criado por Yoichi Takahashi, produção de 1983 relançada em 1994. O Brasil foi o 1º país da América Latina a passar o seriado.
A história deste anime tem a ver com a preparação do Japão para a Copa do Mundo de Juniores na França e conta o treinamento e a carreira de quatro jogadores:
Oliver Tsubasa (Tsubasa Ozora), Carlos Mizaki (Tarô Mizaki), Benje Wakabayashi (Genzo Wakabayashi) e Kojiro Hyuga.
Mostra também a trajetória de um grande jogador brasileiro (Roberto Maravilha), que teve sua retina descolada (sem nenhuma alusão a Tostão) e por esse motivo não poderia continuar jogando , tornando-se técnico.
O tema se desenvolve pela adolescência destes jogadores mostrando até o treinamento de Oliver no Brasil. O conteúdo do desenho é muito interessante, se levarmos em conta a paixão que nós brasileiros temos pelo futebol. Para os japoneses que começaram a gostar de futebol recentemente, o Brasil é considerado a "terra dos sonhos" neste esporte.
Mas infelizmente, como tudo o que a Samtoy distribui no Brasil, o lançamento desta série se deve ao lançamento de brinquedos, não havendo nenhuma preocupação com a dublagem e os originais, ferindo os ouvidos de qualquer telespectador mais atento. Tivemos que escutar o "Torcida brasileira" em narrações de futebol japonês até o final da série.
Durante as dublagens, surgiram muitas complicações entre a Gota Mágica, dubladora da série, e os atores de dublagem. As complicações maiores estão realmente na tradução, dublagem e o desrespeito aos fãs de anime. Há também o descuido na pronúncia dos nomes dos clubes e cidades japonesas, além da escalação esquisita dos dubladores, fazendo com que ouçamos um dublador fazendo vários personagens, às vezes até na mesma cena!
A Samtoy diz que não viram a série ser passada com o nome original em nenhum país da Europa e que ela faz sucesso assim mesmo. Talvez ela até faça sucesso no Brasil, mas a sensação de que, novamente, estamos sendo enrolados é muito grande.
Sem falar na música de abertura (que lástima)... Agora, pelo menos o encerramento foi mantido como o original.
A versão que passou no Brasil era a de 1994 e no Japão se deu em duas fases: a primeira (até o capítulo 37) passa por dois campeonatos, regional e nacional. A segunda fala da preparação para Copa do Mundo de Juniores na França até o encerramento da mesma. Tudo isso se passa com muita história, muitos personagens e muitas situações de um futebol que nem Pelé jogou tão bem. As jogadas são exageradas e as leis da física são completamente desrespeitadas.
O mais impressionante é ter um campo aparentemente maior que as dimensões normais, além de parecer ser numa montanha, pois nunca se vê o gol oposto se estivermos do outro lado do campo., sem falar da bola que fica oval a cada chute mais forte dado pelos jogadores...
Apesar disso tudo, a série diverte bastante e tem tiradas de muito bom humor, drama e é um bom exemplo de como os japoneses aplicam suas técnicas de narrativa para contar qualquer gênero de história.
http://desenhosantigosecia.com/loja/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=346

Nenhum comentário:

Comentários Recentes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...