Feche todos os anuncios para assistir.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

0

Bonanza - 2 episodios/Dublado/Qualidade boa/2 DVD




A série Bonanza narra as aventuras da família Cartwright, na proteção de sua fazenda, Rancho Ponderosa, dos invasores e de outros perigos, situada em Virginia City e pouco tempo depois do término da guerra civil norte-americana. A série também tratou de temas como problemas raciais, condição da mulher naquela época, problemas psicológicos, alcoolismo e matadores de aluguel. 


Ben Cartwright era o patriarca da família, viúvo, fora casado três vezes e desses relacionamentos teve três filhos, Adam, Hoss e Little Joe, cada um com uma esposa diferente. Criou seus filhos sozinho, era tido como um homem justo, trabalhador e muito respeitado por todos. 


Ben foi interpretado pelo ator canadense Lorne Greene, que na época era somente conhecido com o apelido de "A voz do Canadá", pelas diversas participações nas rádios daquele país. Depois de Bonanza participou também de outras séries, como Galactica, Código R/Fogo, entre outros, com sucesso. Morreu em setembro de 1987, aos 72 anos, vítima de pneumonia. Foi casado duas vezes e deixou três filhos.



Adam (Pernell Roberts), era o filho mais velho de Ben e também o mais sério e introspectivo dos irmãos, e gostava sempre de vestir-se de preto. Apesar dele receber mais cartas das fãs na época, ele sempre estava insatisfeito, se muito queixava da série e foi o primeiro a deixar o espetáculo, ao término da sexta temporada. 



Após ele deixar o elenco, ele caiu no ostracismo e continua a trabalhar em teatro, fazendo pequenas participações em algumas séries, foi protagonista numa série chamada Trapper John MD, mas nunca mais conseguiu o mesmo sucesso do que em Bonanza. Nos anos 90 voltou a trabalhar como apresentador e narrador para uma série de documentários para o The History Channel. Ele foi casado por três vezes e tem um filho e morreu no dia 24 de janeiro de 2010, aos 81 anos, vítima de um câncer de pâncreas.



A saída de Pernell Roberts da série não chegou a afetar a audiência, mas mesmo assim os produtores resolveram aumentar a participação de alguns personagens. O personagem do Sherife Roy Coffe (Ray Teal), por exemplo, tornou-se mais assíduo nos episódios.


O ator morreu em abril de 1976. Hoss (Dan Blocker), era o filho do meio, um grandalhão, com uma força descomunal, mas extremamente bondoso de coração. Entre o final da 13ª e início da 14ª temporada da série, em maio de 1972, o ator Dan Blocker, passou mal e veio a falecer, aos 43 anos de idade.



Michael Landon interpretava Little Joe (Pequeno Joe), o filho menor, corajoso, rápido no gatilho e muito mulherengo. Com o passar dos tempo tornou-se mais inteligente, mais maduro e cauteloso.


Após a série Bonanza, Landon tornou-se um bem sucedido produtor e diretor, assim como tornou-se um ator bem popular, participando de série como Os Pioneiros, O Homem que veio do céu, com muito sucesso. Casou-se duas vezes, teve nove filhos e morreu em julho de 1991, vítima de câncer no pâncreas, aos 54 anos.


Além de Ben e dos filhos, a família ainda contava com a ajuda impecável do mordomo e cozinheiro chinês, Hop Sing, interpretado pelo ator Victor Sen Young, que morreu pobre e sozinho aos 65 anos, devido a um vazamento de gás do fogão de seu apartamento alugado.


Foto - David Canary e Lorne Greene


Na nona temporada com os índices em início de declínio, novas modificações foram efetuadas na série. O personagem Candy (David Canary) foi introduzido como capataz do rancho, onde permaneceu por mais três temporadas. 


Mitch Vogel e Michael Landon



Com sua saída surge Jamie Hunter (Mitch Vogel), um órfão adotado pelos Cartwright, para atrair um publico mais jovem ao seriado. Mas apesar disso, o seriado continuava perdendo audiência. Com a morte de Dan Blocker (Hoss), em 1972, os produtores tentaram outras modificações para manter viva a série.




Foto - Tim Matheson



 Trouxeram novamente para o elenco, de forma mais regular, o personagem Candy, além da introdução de Griff King (Tim Matheson), um fora-da-lei, que aparece em Ponderosa à procura de emprego tornando-se um dos empregados juntamente com Candy. Mas tudo isso de nada adiantou. 






A morte de Blocker foi como um golpe de misericórdia, parecia que algo fora retirado da alma do seriado. A audiência continuava a despencar e em janeiro de 1973, foi finalmente cancelada. Bonanza teve 14 temporadas, 431 episódios e é até hoje considerado a segunda maior série de teve no gênero faroeste, perdendo somente para o seriado Gunsmoke, com 635 episódios em 20 temporadas. Ela foi também a primeira série de faroeste a ser totalmente produzida a cores.






A inesquecível música de abertura da série composta por Jay Livington e Ray Evan e as belíssimas locações do Rancho Ponderosa, foram alguns dos inúmeros ingredientes para o seu sucesso. Curiosamente a música de abertura (instrumental) foi cantada uma vez, no primeiro episódio-piloto. No Brasil, o seriado começou a ser apresentado em 1963, aos sábados, às 20:55 hs, na extinta TV Tupi, onde se firmou como um dos seriados de maior sucesso da época.



Nenhum comentário:

Comentários Recentes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...