Feche todos os anuncios para assistir.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

0

O Ouro da Amazônia - Qualidade Boa/Dublado/1 DVD

A história de Serra Pelada começa em 1976, quando um geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral encontrou amostras de ferro no sul do Pará, segundo o jornalista Ricardo Kotscho.
Em 1979, um garimpeiro encontrou ouro no local. O ministro de Minas e energia, Shigeaki Ueki, fez o anúncio oficial da existência do metal em Carajás. A partir de 1980, levas de migrantes se deslocaram para o Pará e ocuparam o garimpo, que pertencia a fazenda, Três Barras, pertencente a Genésio Ferreira da Silva.
Em 21 de maio de 1980, o governo federal promoveu uma intervenção na área,,já ocupada por 30 mil garimpeiros. Áreas de lavra e garimpeiros foram registrados pela Receita Federal, e todo ouro encontrado deveria ser vendido à Caixa Econômica Federal. A intervenção foi comandada pelo militar Sebastião Rodrigues de Moura, o major Curió.
Em 1981, os depósitos de ouro na superfície se esgotaram, e a Vale tentou reaver a posse da área. Mas os interesses eleitorais (havia 80 mil garimpeiros na área) levaram o governo a fazer obras para prorrogar a extração manual. Em 1982, o garimpo é reaberto, e Curió foi eleito deputado federal.
Curió tomou posse na Câmara em 1983 e propôs uma lei que dava permissão para que garimpeiros continuassem explorando o ouro de Serra Pelada por cinco anos. Em 1984, a Vale recebeu indenização de US$ 59 milhões.
O apogeu do garimpo ocorreu em 1983, quando foram extraídas 13,9 toneladas de ouro. De 1984 a 1986, a extração se manteve em torno de 2,6 toneladas anuais. Caiu para 2,2 em 1987, ano em que os garimpeiros interditam a ponte rodoferroviária sobre o rio Tocantins: eles queriam que o governo rebaixasse a cava do garimpo. No dia seguinte, uma operação da PM do Pará para desimpedir a ponte deixou três garimpeiros mortos, segundo a PM. De acordo com os garimpeiros, o número de mortos passou de 60.
A extração continuou caindo. Em 1988, foi de 745 kg, e, em 1990, de menos de 250 kg. Em março de 1992, o governo não renovou a autorização de 1984, e o garimpo voltou a ser concessão da Vale. Em 1996, os garimpeiros restantes invadiram a mina, mas uma operação do Exército e da Polícia Federal pôs fim à obstrução de 171 dias nos acessos a Serra Pelada.
A Vale manteve concessão do garimpo até 2007. Em Fevereiro do mesmo ano, o Ministério de Minas e Energia concedeu à COOMIGASP - uma das cooperativas do Distrito Mineral de Serra Pelada - a licença de exploração da área (processo DNPM 850.425/90). Em julho, COLOSSUS e COOMIGASP formaram uma parceria de exploração. Colossus Minerals Inc., é uma empresa de mineração canadense, registrada na Bolsa de Valores de Toronto, Canadá (TSX).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_pelada


Nenhum comentário:

Comentários Recentes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...