Feche todos os anuncios para assistir.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

0

Jaspion - Qualidade Boa/Dublado/2 DVDs


O Fantástico Jaspion foi uma série de TV japonesa, conhecida como gênero tokusatsu do tipo Metal Heroes, produzido pela Toei Company e exibido originalmente pela TV Asahi, no Japão, de 15 de março de 1985 até 24 de março de 1986, num total de 46 episódios. 


O nome da série original era "Kyojuu Tokusou Juspion": Kyojuu significa monstro gigante, Tokusou é uma abreviação de "tokubetsu sousa" (investigação especial) e  Juspion (Jaspion no Brasil) foi tirado das palavras "Justice" (Justiça) e "Champion" (Campeão). 


A mudança do nome para Jaspion, provavelmente ocorreu deliberadamente para evitar confusções entre o nome e o que era pronunciado nos filmes, pois nos filmes o nome Juspion tem uma pronúncia muito parecida a Jaspion, já que o "u" em inglês tem o som mais próxima de "ã" ou "á". 


Seguindo sucessos do passado como National Kid e Ultraman, os novos programas apresentavam seus protagonistas contra ameaças espaciais, com efeitos especiais proporcionalmente à época tão precários quanto os dos clássicos. Porém, tinham enredo mais movimentado, além de muitas acrobacias e efeitos pirotécnicos em lutas com ritmo de vídeoclipe. 


A série era protagonizado pelo ator Hikaru Kurossaki (nome artístico de Seiki Kurosaki) que fazia o papel principal. Ele fez muito poucos filmes e pouco tempo depois da série acabou abandonando a carreira artística.


Atualmente é professor de mergulho em Okinawa, no Japão. Kiyomi Tsukada interpretava a sua parceira como a andróide Anri e o vilão MacGaren (Mad Galant no original) era interpretado por Junichi Haruta, que dispensava os dublês em cenas arriscadas. Havia também o Boomerman (originalmente Boomerang) interpretado por Hiroshi Watari.

 

As cenas que exigiam ação e perigo ficavam por conta da equipe de dublês da Japan Action Club (JAC), que foi contratada especialmente para as várias séries da Toei. Os créditos de criação era dirigida a Saburo Yatsude, mas na realidade esse nome era apenas um pseudônimo que a Toei Company utilizava de equipes de criação rotativas e que não detêm direitos sobre os heróis.


Essa prática iniciou-se na década de 70 e permanece até os dias atuais. Um dos roteiristas principais da série foi Shozo Uehara, que também escreveu O Regresso de Ultraman e é um dos autores de Metalder, duas séries que tornaram muitos famosas e cultuadas exatamente pelo seu roteiro.

Michiaki Watanabe

A trilha sonora instrumental ficou ao cargo do compositor Michiaki Watanabe (também conhecido como "Chumei" Watanabe) inspirada em seus seus trabalhos anteriores de outras séries como em Uchuu Keiji Gyaban, Sharivan e Shaider. Contou também com a participação de cantores Ai Takano e Akira Kushida, famosos por este gênero de música de seriados.


A história da série tem inicio quando um sábio chamado Edin, um profeta da galáxia, encontra um garoto em meio a destroços de uma nave, ainda vivo, embora seus pais não tivessem tido a mesma sorte. O sábio cria o garoto desde então e o prepara para que um dia ele possa assumir o seu verdadeiro destino que é tornar-se um guerreiro celestial encarregado de destruir o mal personificado por Satan Goss.


Quando chega a adolescência assume a identidade de Jaspion e juntamente com a andróide Anri criado por Edin e inicia sua luta contras as forças do mal lideradas pelo terrível Satan Goss. No decorrer da luta cria alianças com outros forças, como a pequena alienígena Miya, o agente da polícia espacial Boomerman e o professor Nambara.


Em seu caminho Jaspion terá de enfrentar inimigos poderosos como MacGaren, o filho de Satan Goss, Kilza, a Bruxa Galáctica, Purima e Goru/Gyoru, Kilmaza, Zampa e outros tantos. Mas para isso Jaspion conta com uma variedade de equipamentos como o Metaltex, a armadura de Jaspion, Spadim Laser, a espada de Jaspion, Turbo Magnum, o carro, Allan Moto Space, e muitos outros apetrechos de grande valia.


A série Jaspion chegou ao Brasil pelas mãos do empresário Toshihiko Egashira, fundador da Everest Video, no início dos anos 80 e foi exibido pela primeira vez em 1988 pela extinta Rede Manchete, dentro do programa Clube da Criança, apresentado pela Angelica, com dublagens e adaptação realizadas pelos estúdios da Álamo.


Jaspion e Changeman alcançaram um enorme sucesso no Brasil, uma verdadeira febre entre as crianças e gerou vários produtos tais como gibis, chicletes, LP´s, e até um "Circo Show" onde atores brasileiros representavam Jaspion e o Esquadrão Relâmpago Changeman. A série também abriu as portas para outras inúmeras séries japonesas do gênero.


Depois do enorme sucesso alcançado pela série no Brasil, outros seriados começaram a ser apresentados, e ele foi perdendo espaço. Ainda em 1995 Jaspion e Changeman voltaram a ser apresentados pela Rede Record, depois disso pouco se houve falar deles, apesar de haver uma legião de fãs e saudosistas pela série.

.

Nenhum comentário:

Comentários Recentes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...